segunda-feira, 17 de agosto de 2009

[Review PS2] Final Fantasy X

Ao longo da história dos videojogos têm-se feito grandes obras de arte, assim como jogos que nem valem a pena pensar em jogá-los. Final Fantasy X enquadra-se nas obras de arte, e é sem dúvida um dos melhores candidatos a extrear esta nova rúbrica de Reviews de Jogos. Esta rúbrica terá como avaliação os aspectos de História, Jogabilidade, Longevidade, Gráficos e Áudio e concluirá numa Nota Final.

Final Fantasy X foi um dos primeiros grandes jogos da Playstation 2, caracterizando-se por ser um dos primeiros a usar completamente gráficos 3D de grande qualidade destacando-se por isso mesmo de todos os jogos da saga Final Fantasy anteriores.

Começando pela História (sem revelar muitos detalhes claro), o jogo segue a aventura de Tidus que de um momento para o outro se encontra numa terra completamente desconhecida, mas estranhamente familiar. A partir daí, o enredo evolui para algo completamente extraordinário, capaz de nos envolver e prender até ao final.

Já na Jogabilidade, o jogo apresenta características agradáveis, desde o modo de combate por turnos que nos premite planear tudo ao pormenor, até à evolução dos personagens, feita através de um sistema de esferas pelo qual nós escolhemos o nosso próprio caminho, podendo escolher força bruta ou magia, indo até a um estilo equilibrado, sendo que o nome deste sistema é Sphere Grid.

Seguindo para a Longevidade, pode-se dizer que é simplesmente extensa! Além de trazer inúmeros mini-jogos, dentro dos quais o blitzball (uma espécie de futebol aquático) e caçar monstros para desbloquar bosses dificeis, se a versão do jogo for a Platinum Europeia (Pal), o jogo traz ainda 9 super bosses, capazes de nos matar com um único ataque. Dentro deles encontra-se o Penance, considerado por muitos um dos bosses mais dificeis de sempre e o mais dificil da série Final Fantasy.

Quanto aos Gráficos só se pode dizer uma palavra: deslumbrantes! Feito completamente a 3 dimensões, o Final Fantasy X acabou por se tornar o primeiro jogo desta série a ser feito completamente nestas condições. Além disso o jogo tem uma camera agradável que nunca nos prejudica ao longo da história.

Já o Áudio é fascinante com música capaz de nos fazer pulsar de excitação ao longo das várias horas de jogo.

História - 9,5
Jogabilidade - 9,5
Longevidade - 10
Gráficos - 9,0
Áudio - 9,5

Nota Final - 9,5 - Se gostas de jogos com uma boa história, bons gráficos e grande jogabilidade, este jogo é para ti. Ou se estás à procura de algum jogo novo, leva Final Fantasy X em consideração pois é um bom investimento que te vai fazer passar inúmeras horas à frente da televisão.

Artigo feito por: Digor7

Sem comentários:

Enviar um comentário