domingo, 16 de agosto de 2009

40 Anos Festival de Woodstock

Ontem, dia 15 de Agosto de 2009, fizeram-se 40 anos da realização do primeiro festival de Woodstock, um festival que acabaria por se tornar lendário devido à afluência que teve e aos casos nele registados.

No início do ano de 1969, nada fazia prever que uma pequena vila rural em Nova Iorque, de nome Brethel, fosse acolher o festival que hoje em dia é considerado como o maior de todos os tempos. Era o apogeu do movimento hippie e o climax da guerra do Vietnam, fazendo com que cada vez mais manifestações de paz surgissem. E, com a mensagem de paz que este festival pretendia divulgar, entre 15 de Agosto e 18 do mesmo mês, mais de 500 mil pessoas presenciaram concertos de inúmeras bandas de grande calibre como The Who e o mítico Jimi Hendrix, que fecharia o festival com uma rendição do hino americano na guitarra eléctrica.

Desde o início do planeamento do festival, a organização teve vários problemas, sendo o primeiro a localização. Inicialmente o festival iria realizar-se no Mills Industrial Park em Middletown, Nova Iorque. No entanto, devido a conflitos com a população, a sua localização teve de se mudar para Brethel.

No entanto os problemas não acabaram aqui. Com a chegada de cada vez mais pessoas ao recinto do festival dias antes de este começar, a organização teve de decidir entre melhorar a vedação e provavelmente causar revoltas, ou investir tudo na conclusão do palco e cortar a vedação. Escolhendo a segunda opção, a organização acabou por fazer com que em vez de 200 mil viessem 500 mil pessoas, a maior parte delas sem bilhete.

Contudo, apesar das condições meteorológicas adversas, dos problemas sanitário, da falta de comida e da sobrelotação, o festival realizou-se calmamente para o elevado número de participantes. Estão também confirmadas duas mortes acidentais, sendo uma delas por drogas, e um nascimento.

Depois, em 1979, 1989, 1994 e 1999, realizara-se novas edições comemorativas do festival, mas em todas elas foram registados vários incidentes, revoltas e problemas.

Artigo feito por: Digor7

Sem comentários:

Enviar um comentário